top of page

Projetos vinculados ao HBEI

 

Anchor 9
Anchor 1

Projetos de Ensino

O Herbário da Universidade Federal do Pampa (HBEI) como instrumento de suporte ao ensino da Botânica Sistemática.

 

 

                       A primeira edição da proposta de ensino de botânica utilizando como espaço didático o herbário da instituição e seu acervo, ocorreu em 2013 e esteve incialmente vinculada à disciplina de Silvicultura, e foi coordenado pela bióloga Patrícia Neves, com colaboração do professor Ítalo Filippi Teixeira. A partir de 2014 a proposta esteve vinculada à disciplina de Botânica Sistemática, contando com a coordenação da bióloga Patrícia Neves e colaboração do professor Ângelo Schneider, tendo por objetivo geral promover o conhecimento científico a nível prático e teórico na área de Botânica Sistemática dos acadêmicos da UNIPAMPA∕São Gabriel. O local de desenvolvimento das atividades é o herbário da UNIPAMPA (HBEI), onde os alunos desenvolvem atividades de herborização e catalogação de espécimes, saídas a campo para a coleta de novos materiais e do estudo de botânica na prática, identificação das espécies com utilização de bibliografia especializada, elaboração e manutenção de um blog e página do facebook do herbário, apresentação de seminários, estudo de técnicas de fotografia, e divulgação de trabalhos em eventos científicos. Espera-se com este projeto, melhorar o aprendizado na área de botânica sistemática e de áreas afins; ampliar o acervo do herbário HBEI com espécies de diferentes regiões do Estado; incitar a criatividade dos alunos; estimular o trabalho em grupo; a responsabilidade coletiva; a desinibição; dentre outras coisas positivas para a formação acadêmica e profissional. Atualmente, participam do projeto acadêmicos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Engenharia Florestal.

 

Coordenadores: Bióloga Patrícia Neves e Prof. Ângelo Schneider

Categoria: Ensino

Situação: Em andamento

Anchor 2

Formação de trilhas urbanas de identificação de espécies arbóreas como instrumento de ensino para a disciplina de Silvicultura

 

               O projeto foi desenvolvido em 2013 e esteve vinculado à disciplina de Silvicultura. Teve por objetivo geral desenvolver trilhas de identificação de espécies vegetais arbóreas agrupadas por famílias e assim oportunizar um processo de construção do conhecimento essencial para esse componente curricular. Para tanto, foram efetuados estudos em bibliografias especializadas, visando-se melhor conhecer as famílias botânicas e as espécies a elas relacionadas; consultas no acervo do herbário da UNIPAMPA (Herbário Bruno Edgar Irgang – HBEI), a fim de observá-las em sua forma herborizada; organização e catalogação da coleção; e, saídas a campo para a escolha de áreas apropriadas para se tornarem trilhas e para a coleta de novos materiais vegetais. Participaram do projeto acadêmicos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado) e Engenharia Florestal.

 

Coordenadores: Bióloga Patrícia Neves e Prof. Ítalo Filippi Teixeira

Categoria: Ensino

Situação: Concluído

Anchor 3

Projetos de Pesquisa

 

Levantamento florístico da família Asteraceae no município de São Gabriel - RS

 

O presente trabalho pretende levantar quais as espécies de Asteraceae que ocorrem no município de São Gabriel (RS), colaborando com o conhecimento da flora regional. O levantamento florístico está sendo realizado desde 2013, onde são registrados o habitat, hábito e imagens das espécies. Todos os exemplares são prensados e desidratados em estufa, conforme metodologia clássica de herborização. O material está sendo depositado no Herbário HBEI (Herbário Bruno Edgar Irgang) da Universidade Federal do Pampa. Palavras-chave: Levantamento florístico, Compositae, Bioma Pampa.

 

 

Coordenador: Prof. Ângelo Schneider

Categoria: Pesquisa

Situação: Em andamento

 

Diagnóstico da vegetação arbórea de praças municipais de São Gabriel-RS

 

 

 

                     Teve por objetivos conhecer e avaliar o patrimônio arbóreo das três principais praças públicas de São Gabriel. O estudo foi conduzido nas praças municipais Fernando Abott, Tunuca Silveira e Camilo Mércio, todas localizadas no centro urbano do município. Com o diagnóstico elaborado, foi possível conhecer um pouco mais sobre as árvores que compõem a arborização desses locais, especialmente quanto ao seu estado fitossanitário, e com isso, contribuir com o setor público responsável na elaboração de medidas de conservação e manutenção destas importantes áreas verdes. A equipe do projeto foi composta por acadêmicos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado) e Engenharia Florestal.

 

 

Coordenadora: Bióloga Patrícia de Oliveira Neves

Categoria: Pesquisa

Situação: Concluído

Anchor 4

Implantação de arboreto na margem do lago artificial do campus da UNIPAMPA - São Gabriel

 

                Visando criar uma área de lazer e um laboratório a céu aberto para o estudo de botânica e áreas afins, está sendo implantado um arboreto em torno de uma das margens do lago artificial do campus São Gabriel-UNIPAMPA. O arboreto será constituído exclusivamente por espécies arbóreas nativas da flora brasileira, priorizando aquelas nativas no bioma Pampa, que serão distribuídas sistematicamente na área selecionada. As mudas estão sendo produzidas no viveiro do campus pelos discentes Luís Henrique Gouvêa e Antônio Barbosa Junior, e pelo Biotecnólogo, Gabriel Martini Lemos, com a colaboração de outros discentes integrantes da equipe do herbário. Paralelo à produção de mudas, foi implantada uma composteira para produzir material orgânico para suprir as mudas no viveito e no campo. Em outubro de 2015 deu-se início ao plantio das mudas, onde foram levadas para campo dez espécies, das 19 que se pretende plantar. Para ver fotos das ações do projeto, clique no botão abaixo.

 

Coordenadora: Bióloga Patrícia de Oliveira Neves

Categoria: Ensino e pesquisa

Situação: em andamento

 

 

 

Anchor 11

Projeto de extensão

           Projeto "Onde há verde, há vida!"

 

               O projeto “Onde há verde, há vida!” consiste em uma proposta de extensão, tendo como parceiros algumas instituições externas, como 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel – RS (6º BE/SG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Centro de Referência de São Gabriel – RS, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto José Annoni. A proposta “Onde há verde, há vida!” sintetiza a idéia de que o verde, então representado pelo elemento arbóreo, promove a “vida” por meio da interação entre diferentes grupos de seres vivos. A árvore produz sombra, flores e frutos que acaba atraindo o homem, as aves, os pássaros, os insetos, os liquens, os fungos, etc., colaborando indiretamente com as interações ecológicas tão importantes para a estabilidade ambiental.

               Tem por objetivo principal incentivar a arborização do município de São Gabriel (RS), incluindo o campus universitário da UNIPAMPA, através do plantio de espécies arbóreas nativas da flora brasileira. As mudas estão sendo produzidas no viveiro da UNIPAMPA/campus São Gabriel, com a colaboração de discentes dos cursos de Ciências Biológica (Bacharelado), Engenharia Florestal, Biotecnologia e Gestão Ambiental. A produção das mudas visa atender a demandas da comunidade gabrielense, mas, sobretudo, dar início ao processo de arborização do campus universitário da UNIPAMPA.

 

Coordenadora: Bióloga Patrícia de Oliveira Neves

Categoria: Extensão

Situação: em andamento

bottom of page